Você sabe o que é posicionamento de marca

Todos os dias somos bombardeados por anúncios, conteúdos e imagens de marcas. É uma guerra incessante pela atenção do consumidor que só pode ser ganha por quem possui o melhor posicionamento de marca.

Negócios de sucesso conseguem chamar a atenção sem precisar criar um marketing muito direto. Com um bom posicionamento é possível aos poucos tornar-se parte do imaginário do cliente. Assim como a Coca Cola tornou-se sinônimo para refrigerante, sua marca pode ser a referência no seu setor.

Já imaginou os benefícios que isso pode trazer para sua estratégia de marketing? Você pode conseguir isso e mais com o posicionamento de marca. Continue lendo para entender o que ele é e como começar a criá-lo.

O QUE É EXATAMENTE POSICIONAMENTO DE MARCA?

O posicionamento de marca é considerado como a forma que você quer que clientes enxerguem seu negócio. Não é a forma como ele é visto atualmente pelo público-alvo, mas sim a visão do fundador ou stakeholders.

A partir disso a empresa deve adotar uma estratégia para tornar esse posicionamento realidade. Ao contrário do que alguns pensam, não basta somente definir o posicionamento de marca uma vez. É necessário transformá-lo em um processo contínuo para que seu negócio nunca deixe de estar presente na mente do consumidor.

Toda a comunicação de sua empresa precisa comunicar esse posicionamento. De nada adianta querer ser reconhecido como o melhor fornecedor de alimentos da sua área no mercado se nos pontos de venda a comunicação não condiz com isso.

O que você precisa saber para criar um posicionamento correto

Dissemos que o posicionamento é como você vê sua marca. Mas ele não pode ser definido aleatoriamente. Por ser uma parte estratégica do marketing digital, o posicionamento de marca deve surgir após avaliar uma série de dados, incluindo:

  • Público-alvo (é importante estudá-lo em todos os detalhes);
  • Dores que o produto resolve e/ou prazeres que traz;
  • Diferenciais em relação à concorrência;
  • Proposta de valor e atributos da marca;
  • Como você quer que a marca seja vista.

Depois de entender todas as informações chega o momento de elaborar uma estratégia de comunicação eficiente.

COMO ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO DE MARCA

O posicionamento de marca decidido por um gestor só se torna real quando o negócio ocupa seu espaço na memória do público. Não importa o motivo pelo qual ele é lembrado, seja por comparações a um concorrente, por diferenciais que só ele tem, como sinônimo de qualidade ou de bom preço. O que importa é ser lembrado.

Essas características serão enfatizadas de acordo com a comunicação em todos os canais da empresa. Isso inclui os digitais, como redes sociais e site, e offline, como pontos de venda, atendimento por telefone, entre outros.

Para garantir que o posicionamento de marca seja mais assertivo o gestor deve alinhar todas as comunicações. Lembre-se que o posicionamento deve estar relacionado ao público-alvo. Se isso não acontecer você acabará tendo uma percepção de mercado diferente da que imagina.

ALGUNS EXEMPLOS DE POSICIONAMENTOS DE SUCESSO

Quer entender na prática o que o posicionamento de marca pode fazer por um negócio? Confira os exemplos que separamos. Eles mostram algumas marcas que têm forte influência no mercado nacional e internacional e usaram essa característica para conquistar mais compradores e seguidores fiéis.

1. Havaianas

A Havaianas hoje é uma das marcas de calçado brasileira mais lembrada pelos consumidores. Não é só o anúncio que diz que todo mundo usa, ela é um produto fácil de encontrar em qualquer tipo de casa e não para de crescer em popularidade. Em alguns lugares o termo Havaianas até virou sinônimo de chinelo de borracha.

Mas todo esse sucesso não surgiu do nada. Apesar de ter surgido em 1962, a marca mergulhou em crise na década de 1990. Seu papel como commodity significava que a concorrência conseguia vender mais e mais barato.

Para resolver o problema a marca investiu em uma mudança de posicionamento. Não bastava mais ser um commodity qualquer. Ela seria um item de luxo. Após lançar 40 novas opções de cores e triplicar o preço do produto, a marca passou a fazer propaganda com celebridades.

A ideia era despertar o desejo pelos chinelos de borracha por todos, inclusive elites e públicos com poder aquisitivo maior. Considerando que as Havaianas permanecem com sucesso no mercado, o posicionamento funcionou.

2. Dove

O mercado de cosméticos não para de crescer e marcas que desejam continuar relevantes precisam adotar posicionamentos que vão além do preço. Foi isso que a Dove fez quando começou a mostrar que seus produtos não eram somente cosméticos, mas sim uma forma de valorizar a beleza natural da mulher.

Suas campanhas são voltadas ao mundo feminino, incluindo mensagens de autoamor e empoderamento. A ideia foi criar uma conexão emocional entre marca e consumidoras. Ou seja, elas não compram porque simplesmente acham o produto bom. Elas compram porque concordam com a mensagem emocional transmitida pela marca.

4. Amazon

A Amazon já é reconhecida como a maior loja online do mundo e boa parte disso é graças a seu posicionamento. A marca sempre teve como intenção tornar-se a maior loja customer centered  no mercado.

Provar isso para a marca significou investir muito em tecnologia e ainda mais na experiência do consumidor. Seu atendimento é veloz, a compra é rápida e fácil e os métodos de entrega são práticos.

Suas comunicações refletem tudo isso ao mostrar a compra como uma experiência. Em redes sociais e anúncios a Amazon se posiciona como uma empresa que está ali para agradar ao cliente.

É claro que nada funcionaria sem o devido investimento para que a mensagem funcione na realidade. O que mostra como posicionamento de marca também deve se alinhar com a prática. A forma como a marca deseja ser vista também deve refletir o que ela realmente é.

Percebeu todas as vantagens de trabalhar com o posicionamento? Agora está na hora de definir o da sua marca e maneiras de torná-lo eficiente em sua estratégia de comunicação.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Sugestão de leitura:
sobre

Nossa missão é ajudar empresas de pequeno a médio porte a usarem todo o seu potencial somado as ferramentas e possibilidades que o Marketing Digital oferece, buscando sempre potencializar a visibilidade da marca, crescimento e aumento nas vendas!

Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para se manter atualizado:

Ao preencher meu e-mail estou ciente das Política de Privacidade e Termos de Uso