Sua marca desperta interesse, curiosidade e paixão em seus consumidores mais fiéis? Caso você tenha respondido “não” é possível que exista alguma dificuldade em passar seu propósito através de seu branding e comunicação. Mas afinal, o que exatamente é o propósito?
Basicamente, esse termo define o “por que” de sua marca. Ou seja, seu motivo para existir. Quase todo mundo tem um desses em sua vida pessoal e passá-lo para sua empresa é essencial para aproveitar todo o seu potencial.
É importante lembrar que propósito não é a mesma coisa que objetivo. Quando falamos em objetivo é possível resumi-lo de uma forma bem simples para todas as empresas: gerar lucro. Mas focar nisso ao criar sua estratégia de mercado e comunicação gera uma marca fria, que não se importa com o consumidor e não gera empatia.
O grande problema é que os clientes percebem muito bem isso. Ao serem tratados como algo que não é importante muitos preferem encontrar outro negócio que possa suprir suas necessidades. Mesmo que isso signifique precisar gastar mais.
Sua marca ainda não possui seu propósito?
Sabendo que o propósito é tão importante para o branding queremos saber algo: sua marca já possui um bem definido? Pense com cuidado porque isso determinará qual tipo de consumidor você atrairá e como se comunicar com ele.
Lembre-se: o propósito precisa ser idealista e gerar paixão, de preferência começando pela sua e de seus colaboradores. Muitas empresas são criadas com uma ideia genial e apaixonada por trás que se perde com o tempo e a busca desenfreada por lucro.
Isso quer dizer que procurar lucratividade é um problema? Não exatamente, mas muitas vezes é importante dar um passo para trás para conseguir dar outros dois para a frente. Se você ainda não conseguiu compreender seu propósito pause um pouco sua divulgação para pensar nisso. Defina seu motivo de existir e logo conseguirá encontrar também seu público-alvo e como sua empresa consegue ajudá-lo. A lucratividade será um resultado de tudo isso.
Porque o propósito de marca é tão importante para o branding
Sabendo que o branding é a forma como sua marca é apresentada ao mundo conseguimos entender por que o propósito consegue ajudar a defini-lo. Marcas historicamente têm sentido dificuldade para criar um laço genuíno de confiança com seus consumidores.
Consumidores sabem que, no fim das contas, tudo está sendo feito para convencê-lo a comprar e trazer lucro para a empresa. Então quando uma marca afirma que se importa com ele e que está trabalhando por um propósito específico é muito difícil acreditar. Pelo menos é isso que acontece quando o branding e propósito não estão bem alinhados.
Trabalhar com um propósito social aproxima uma marca de seus consumidores. Além de mostrar que seu lucro tem um objetivo, ele também gera um precioso laço emocional que faz pessoas gastarem muito mais tempo e dinheiro com a empresa.
Usaremos um exemplo um pouco cliché para quem já estudou marketing, mas excelente até os dias de hoje. A Nike vende a acessibilidade ao esporte. Apesar de ter passado por períodos de turbulência para a imagem da marca, a Nike nunca deixou de defender seu propósito. Estimulando atletas de alto rendimento e amadores em todo o mundo, ela mostrou que seu objetivo continuava forte.
Hoje é uma das marcas mais bem sucedidas de aparatos esportivos e consumidores chegam a pagar muito mais do que estariam dispostos a investir em produtos similares de outras empresas. Tudo aconteceu porque a Nike fortaleceu seu propósito através do branding.
Como definir o seu “por que”
Quer mostrar para consumidores, clientes e parceiros que sua marca serve a um propósito maior que ela mesma? Ótimo, esse é o primeiro passo para conseguir conectar-se realmente com pessoas que compram de você. Mas como fazer isso?
Primeiro, pare e pense no passado. O que fez com que sua empresa fosse criada em primeiro lugar? Muitas vezes a criação de uma empresa está ligada a princípios emocionais, sociais ou familiares que foram esquecidos. Encontre-os e recupere-os através do branding e da comunicação. Para ajudar você pode responder as seguintes perguntas:
O que você faz de melhor?
Quais são suas paixões?
Como elas podem fazer uma diferença no mundo ou na sociedade?
As respostas conseguem trazer insights valiosos para entender o que sua empresa defende como marca. Que tal experimentar e conseguir alcançar um novo patamar de marca e divulgação?