Você conhece o Business Model Canvas?

Você já ouviu falar em Business Model Canvas? A proposta do Canvas é mostrar a visualização completa de um negócio em uma única página. Em português podemos traduzir a ferramenta como “quadro de modelo de negócios”. Este quadro tem como objetivo desenvolver e esboçar modelos de negócios tanto novos, quanto existentes.

Com o Business Model Canvas, as descrições formais do negócio se transformam em um bloco para construir atividades. Ao todo são nove blocos, fazendo com que uma empresa consiga descrever seu modelo de negócios com facilidade.

Os nove componentes do Canvas são:

1 – Segmento de clientes

Para quem a empresa vai criar valor. Identificar público-alvo ou segmento a ser atendido.

2 – Propostas de valor

O valor que será entregue ao cliente, seja ele produto, serviço, benefício, etc.

3 – Canais

Como os clientes serão alcançados. São os meios usados para que o consumidor encontre, compre e receba os produtos ou serviços de uma empresa.

4 – Relacionamento com clientes

Como a empresa irá manter os clientes que já tem, e qual estratégia será usada para conquistar novos clientes.

5 – Modelo de receitas

Descrição de como a empresa irá obter sua verba e de onde ela virá, levando em conta cada segmento de clientes.

6 – Principais recursos

São os recursos indispensáveis de uma empresa. Dentre alguns deles estão ativos físicos, intelectuais, recursos humanos, etc.

7 – Principais atividades

Aqui são especificadas as atividades essenciais que a empresa irá desempenhar e suas etapas desde a concepção, até a entrega do serviço ao consumidor final.

8 – Alianças

Definição de parceiros, rede de fornecedores e todo tipo de prestador de serviços.

9 – Estrutura de custos

Esta é a última parte do Canvas e aqui são identificados todos os tipos de custos, sejam eles com despesa de funcionários, serviços prestados, insumos, etc. É na estrutura de custos que redução de valores, economias e contratos vantajosos devem ser definidos.

Outra dica é que, ao preencher seu Canvas, isso seja feito primeiro pelos elementos emocionais, e depois pelos elementos estruturais e lógicos. O Business Model Canvas é de grande serventia para trabalhar de um modo mais eficaz, agregando cada vez mais valor para o consumidor.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Sugestão de leitura:
sobre

Nossa missão é ajudar empresas de pequeno a médio porte a usarem todo o seu potencial somado as ferramentas e possibilidades que o Marketing Digital oferece, buscando sempre potencializar a visibilidade da marca, crescimento e aumento nas vendas!

Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para se manter atualizado:

Ao preencher meu e-mail estou ciente das Política de Privacidade e Termos de Uso