Começar a empreender significa enfrentar desafios desde o primeiro dia. No entanto, quem está um pouco preparado já consegue sair na frente e garantir melhor sobrevivência e lucratividade para seu negócio.
Quer fazer parte desse grupo seleto de quem começou seu empreendimento com um pouco mais de know how e preparação? Continue lendo para conhecer as 5 dicas que todo mundo deveria ouvir antes de começar a empreender!
COMO SABER SE ESTÁ NA HORA DE COMEÇAR A EMPREENDER?
São muitos motivos que levam alguém à vida de empreendedor. Algumas vezes é a falta de oportunidade de um emprego formal na área escolhida, outras vezes é a vontade de ter um negócio próprio. Quem tem espírito empreendedor eventualmente encontrará a situação que o faz pensar: eu deveria transformar isso em negócio. É aí que ele sabe que está na hora de empreender.
Nem todo mundo passa por esse “chamado” exatamente dessa maneira. Muitas pessoas sentem-se forçadas a começar seu negócio por não conseguir se encaixar em um emprego formal. Outras decidem começar a empreender porque já estavam fazendo alguns serviços por fora e o faturamento começou a aumentar.
De qualquer maneira, você acabou descobrindo que era um empreendedor. Agora está no momento de iniciar seu negócio da maneira correta para conseguir lucrar e crescer muito!
1. ESTUDE MUITO SUA ÁREA
Geralmente quando alguém resolve começar a empreender ele já é um especialista em algo. Talvez seja um excelente cozinheiro ou engenheiro, por exemplo. Suas habilidades provavelmente já foram testadas em outros empregos ou até freelas e agora chegou o momento de aplicá-las no seu empreendimento.
No entanto, isso não significa que você pode parar de se especializar. O mercado está cada vez mais concorrido em todas as áreas e quem não estuda começa a perder espaço. Nossa recomendação para quem está começando a empreender é estudar, e muito, sua área.
Além de encontrar conhecimentos que possam deixar seu serviço ou produto mais relevante para o consumidor, estude também administração, marketing e finanças. Isso será essencial para manter seu negócio rodando de maneira estável.
2. ANALISE (MAS NÃO COPIE) A CONCORRÊNCIA
A não ser que sua ideia seja criar uma startup extremamente inovadora, algo muito difícil, você já tem concorrência no mercado. Talvez seus concorrentes sejam maiores e mais estruturados ou do mesmo tamanho da sua empresa. De qualquer forma, é importante ficar de olho nele.
Estude com cuidado seus concorrentes para encontrar o que eles fazem bem e o que não acertam tanto em todos os aspectos do negócio. Você deve entender de todas as estratégias e como elas causam impacto no consumidor.
Mas isso não significa que a melhor ideia é copiar seus concorrentes. Ao começar a empreender é interessante ter um caminho a seguir e o estudo de concorrência serve para isso. Além de ajudar a elaborar um plano de negócios mais realista, também serve como guia para criar estratégias próprias com maiores chances de sucesso.
3. CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS DETALHADO
Sabemos que a vontade de começar a empreender é grande, mas espere um pouco. O primeiro passo para ter seu próprio negócio e conseguir sucesso na empreitada é com um plano. Planos de negócio são documentos que podem ser elaborados de diversas maneiras diferentes.
Basicamente, eles devem mostrar o conceito da sua empresa e seu objetivo para que você consiga traçar uma estratégia de ação. É importante incluir algumas informações básicas, como:
- Serviços ou produtos oferecidos;
- Parcerias chave;
- Expectativa de custos;
- Expectativa de retorno;
- Missão, visão e valores;
- Metas por período (mensal, trimestral, semestral ou anual).
Existem diversos guias para construir seu plano de negócio online. O Sebrae até possui um programa para organizar todas as informações que você colocar no papel antes de realmente começar a trabalhar.
4. RELACIONE-SE COM SEUS CLIENTES
Clientes são o sangue de qualquer negócio e merecem toda a atenção possível. Trabalhando com empreendedores e empresários descobrimos muitos especialistas técnicos na sua área que se recusam a ter relacionamentos com pessoas.
Ao atender alguém valorize essa pessoa. Ele merece sua atenção e carinho para resolver o problema que o levou até seu negócio. Quem aprende a construir relacionamentos consegue manter uma base de clientes mais duradoura.
Isso é papel do marketing e do atendimento que devem sempre estar de mãos dadas. De nada adianta investir muito em divulgação para conseguir vender mais se os clientes novos nunca tornam-se “da casa”.
5. INVISTA EM MARKETING E PROPAGANDA
Vamos começar esse tópico avisando uma confusão bastante comum: marketing e propaganda não são gastos, são investimentos. Hoje em dia a frase “quem não é visto não é lembrado” faz mais sentido que nunca. Vivemos rodeados por mídia e marcas aproveitam-se cada vez mais delas para conseguir novas vendas e clientes.
Se você imagina que assim que começar a empreender verá um crescimento está muito enganado. A concorrência e a pulverização do mercado é tão grande que só quem realmente investe em divulgação consegue conquistar a mente e o coração dos consumidores.
O marketing inclui uma série de fatores, como identidade visual, site, redes sociais, e mídias offline. Caso esteja com o orçamento curto comece devagar através do fator mais relevante para seu público-alvo. Mas não deixe de começar. Só assim será possível vender mais e ver sua empresa crescer.
Agora que você já viu os primeiros passos que um empreendedor deve tomar antes de começar a empreender chegou a sua vez. Coloque cada um deles em prática e não esqueça de se inscrever na nossa newsletter. Ela é perfeita para quem está começando seu negócio e quer receber dicas valiosas sobre marketing, publicidade, branding e negócios!