De filha de agricultores no interior do Ceará à empresária e socialite comparada até com as Kardashians americanas. O que será que Josefa Adecilda, mais conhecida como Sylvia de Araújo atualmente, tem de tão especial?
Sua trajetória de sucesso mostra que é possível começar de qualquer lugar! Quer saber como ela usou o marketing, humor e sua imagem pessoal para transformar suas lojas em um sucesso em São Paulo? Confira a trajetória dessa grande empresária brasileira.
COMO TUDO COMEÇOU PARA SYLVIA DE ARAÚJO
Sylvia de Araújo nasceu no pequeno município de Barro, no Ceará. Com cerca de 8.000 habitantes a cidade não era o que se poderia chamar de centro do progresso. Pelo contrário, era um lugar pacato onde agricultores e suas famílias viviam tranquilamente sem grandes aspirações empreendedoras.
Mas Sylvia não planejava ficar em Barro para sempre e seguir o estilo de vida da família. Seu sonho era trazer uma condição melhor para todos os seus entes queridos e tornar-se uma empresária de sucesso. Com essa ideia em mente veio para São Paulo aos 16 anos, uma metrópole digna de seus sonhos e onde esperava encontrar novas oportunidades.
Logo que chegou foi em busca de emprego e iniciou como empacotadora. Mas não pararia por aí! Com um espírito naturalmente empreendedor e muita habilidade com a comunicação Sylvia conquistou uma posição de vendedora em uma tradicional loja de móveis da capital.
Aos poucos ela cresceu na carreira. De vendedora de destaque ela eventualmente tornou-se gerente. Ela permaneceu na área moveleira por 12 anos aprendendo e tornando-se cada vez mais conhecida antes de iniciar seu empreendimento: a loja Sylvia Design.
O QUE É A SYLVIA DESIGN?
Inicialmente Sylvia Design era uma loja na zona norte de São Paulo que vendia móveis de luxo. O primeiro estabelecimento fica em frente ao DEIC, uma área que não era conhecida como reduto moveleiro na cidade. Para muitos já foi sinal de um provável fracasso: a loja não daria certo.
Quem imaginou isso logo surpreendeu-se com o sucesso do negócio. Além de atrair uma clientela fiel, a Sylvia Design também transformou a região onde estava em um novo reduto moveleiro. Logo concorrentes e lojas similares começaram a abrir por perto.
É claro que seu negócio não pararia em um único estabelecimento. Sylvia Design rapidamente tornou-se o nome de uma rede que não parava de espalhar-se pela capital. Tudo isso era graças ao marketing, à qualidade dos produtos e, principalmente, à própria Sylvia.
COMO SYLVIA DESIGN APROVEITOU A HUMANIZAÇÃO DA MARCA PARA VENDER
Na época em que a rede de lojas Sylvia Design começou a prosperar a ideia de humanização da marca ainda não era tão comum. Os concorrentes da área apostavam em divulgação de móveis mostrando autoridade e qualidade no setor. Mas Sylvia era diferente e usava as propagandas na televisão para ficar conhecida.
Ao contrário de outras empresas, que contratariam celebridades ou atores profissionais para estrear nas propagandas, Sylvia fazia questão de aparecer. Hoje em dia podemos considerá-la como um caso de humanização perfeito!
Usando do bom humor e da linguagem descontraída, Sylvia é capaz de comunicar-se com qualquer um. Rapidamente os móveis de luxo e alta qualidade deixaram de ser o principal atrativo do negócio. Pessoas iam à Sylvia Design porque gostavam e se identificavam com a mulher hilária que aparecia na TV para divulgá-la.
Sylvia vestiu-se de Mulher Gato, Mulher Maravilha e até Papai Noel para divulgar seu negócio. E deu certo! Até hoje há quem lembre da Mulher Gato dos comerciais que aparecia para vender sofás na TV. O lema da empresária sempre foi: “Para vender precisa aparecer” e não poderia estar mais certa!
SYLVIA DESIGN NOS DIAS DE HOJE
Atualmente a empresária é uma mulher de sucesso que inspira e socialite. Seu Instagram já tem mais de 450 mil seguidores e ela nunca deixa de aparecer! A rede de lojas em São Paulo tornou-se uma das maiores referências em móveis da região e atrai pessoas de todos os lugares para visitar.
A imagem de Sylvia continua sendo a principal garota propaganda da marca. Ao entrar no site você certamente se deparará com alguma versão da “Mulher Gato dos móveis” anunciando promoções ou condições especiais de pagamento.
Atualmente seu grande desafio é migrar para as vendas virtuais. Seu recente aplicativo estimula a compra online através do WhatsApp e contato direto com os vendedores. Pelo que tudo indica, a rede Sylvia Design deve continuar inovando e trazendo mais valor e novidades para seu setor. É uma verdadeira história de sucesso para nos inspirar!