Todo mundo conhece a história de alguém que surgiu do nada e construiu um império de indústrias ou lojas. Nós já contamos alguns cases assim aqui mesmo no blog, como o do Silvio Santos ou da Sylvia Design.
Já percebeu como essas histórias são marcantes e interessantes? Elas são a melhor forma de conseguir engajamento e conexão com seu público. Entenda como usá-las para conquistar melhores resultados no marketing ao longo do artigo abaixo!
Qual é a importância de histórias para uma marca?
Nós vivemos rodeados de histórias e sequer percebemos! Geralmente só lembramos delas quando procuramos entretenimento, seja numa série, livro ou quadrinho, mas pode ter certeza que elas estiveram com você durante todo o dia. Precisa de provas?
Lembre-se do último post que você viu nas redes sociais hoje. Talvez uma foto de um lugar bonito e uma descrição dizendo: “Queria muito voltar para esse paraíso”. Parece algo pequeno, mas é uma história de alguém que viajou para esse lugar e hoje sente saudades.
Até propagandas de televisão ou que aparecem no Youtube são narrativas! Alguns dos anúncios mais eficientes contam histórias para gerar uma conexão emocional com o consumidor e convencê-lo a comprar. Existem dezenas de exemplos deles na publicidade.
Mas por que usamos tantas histórias assim em nosso dia a dia? Elas são a maneira mais eficiente de passar informações, lembrar delas e se conectar com pessoas. Como seres humanos estamos mais propensos a ouvir uma história até o fim do que uma lista de benefícios de um produto.
Além disso, ela gera uma reação emocional quando bem contada. No marketing das empresas elas geram ainda melhores resultados, especialmente quando conta a sua história.
Por que contar sua história pessoal para divulgar sua empresa?
Há alguns anos um termo ganhou popularidade no marketing: humanização. Simplificando bastante o conceito, marketing humanizado seria trazer características humanas para a comunicação que ajudassem a se conectar com o público.
A realidade é que com exceção das grandes marcas que já estão há tempos estabelecidas no mercado, pessoas não se conectam com empresas. Elas criam laços de amizade e lealdade com outras pessoas. Mas seu negócio também precisa dele para ter um relacionamento longo e durável com o consumidor.
A solução encontrada por muitos foi mostrar os seres humanos que estão por trás das marcas. Isso combinou os dois conceitos sobre os quais temos falado: humanização e histórias.
Quando o criador de uma empresa decide contar como superou todas as adversidades para chegar ao resultado que desejava ele gera empatia. O consumidor tem fortes chances de identificar-se com essa história e começar a ter simpatia por essa pessoa. Quanto mais honesto e sincero você for ao contar, melhor!
Dicas para usar e abusar do storytelling no marketing
A técnica de contar histórias para gerar conexão com seu consumidor é mais conhecida como storytelling. Agora ensinaremos você a contar sua história e incorporá-la no marketing do seu negócio com algumas dicas simples.
- Seja verdadeiro
Em 2019 a empresa Empiricus lançou uma campanha que usava a história da Betina como caso de sucesso. A jovem afirmava que tinha 22 anos e mais de 1 milhão em capital acumulado. Em minutos seu vídeo viralizou, mas não por um bom motivo: os usuários zombavam da menina.
Logo economistas renomados publicaram tweets e vídeos desmentindo a história e explicando por que não poderia ser verdade. Boatos de uma família namorada e até um “namorado rico” surgiram de todos os lados.
Apesar dos holofotes terem permanecido na garota da propaganda, a empresa por trás também sofreu. Acusada de propaganda enganosa, a Empiricus precisou se retratar com o público e pedir desculpas oficialmente.
O ponto que queremos passar é o seguinte: ao resolver contar sua história seja honesto. No mundo da internet mentiras têm perna curta demais e alguém vai descobrir. Os resultados disso podem ser catastróficos para o seu negócio e até gerar perdas financeiras.
- Conheça o público
Entender quem é seu público ajudará a contar sua história corretamente. Tente compreender alguns fatores, como:
Gênero;
Idade;
Classe social;
Hábitos de consumo;
Questões psicológicas;
Outros.
A intenção é entender exatamente quem são essas pessoas para depois escolher no que dar mais ênfase. Em geral, consumidores se conectam mais com outros indivíduos que são similares a eles.
Quem trabalha com um público composto por mães dos 25 aos 45 anos certamente vai conseguir mais resultado se der ênfase na família. Já um público de investidores de 25 aos 35 anos provavelmente quer saber mais sobre sua carreira.
- Adapte sua linguagem
Contar sua história com honestidade não significa fazer isso sem as devidas adaptações. Sua linguagem precisa ser acessível para todos os clientes e possíveis clientes. Você conseguirá entender como falar depois de estudar cuidadosamente o público.
Uma base de consumidores com maior renda per capita e nível de instrução está aberta a um vocabulário mais rebuscado. Jovens, no entanto, preferem quando a história é contada em palavras modernas e permitem até o uso de gírias.
Como falamos acima, tudo depende do público.
- Use vários formatos de mídia
Um texto nas redes sociais para contar sua história pode ser interessante, mas não é a única forma de trabalhar com isso. Vídeos, imagens, animações, tudo ajuda a explorar um conteúdo extremamente rico como esse para gerar mais conexão com seu público.
Ao inserir sua própria história no marketing da empresa não se limite. Garantimos que é um tema relevante que inclusive deixará a marca mais humanizada. Por isso, ele merece estar presente em diversos formatos e ser contado de diversas formas.