Branding ou Gestão de Marca

Talvez você nunca tenha ouvido o Termo “Branding” ou “Brand”, mas com certeza já se deparou com alguém falando sobre a importância de uma marca.

Mais do que simplesmente desenvolver uma marca é necessário entender a importância de gerir e transformar uma empresa em uma marca.

A Marca como o próprio nome diz “marca” registra na mente de seus clientes exatamente o que sua empresa ou negócio pretendem transmitir.

Estamos falando de um conjunto de fatores e estratégias para criar, desenvolver, estabelecer, potencializar e fidelizar clientes através de um propósito definido em sua marca.

Quando você ouve a palavra “Keep Walking” logo traz a memória uma marca “Red Label” e não o produto que no caso trata-se de um Whisky escocês mais vendido no mundo.

Também já percebeu a força de uma marca que acabou se tornando tão forte e conhecida que ao invés de chamarmos o produto, chamamos a marca como por exemplo “Bom Bril” ou seja palha de aço.

Nestes dois exemplos estamos falando de Branding, empresas que investiram na gestão estratégica de suas marcas, observando todos os pontos que a empresa tem interesse em atingir e alcançar gerindo-os de forma eficiente e com o foco que levará a um reconhecimento de sua marca junto ao seu publico.

E quais são as etapas para essa gestão?

  • Propósito
  • Promessa
  • Atributos
  • Posicionamento

Veja que a grande dificuldade de empresas e novos empreendedores, é dar respostas objetivas às questões que até então pareciam subjetivas.

Ao passar por estas etapas estaremos tornando “palpáveis” ou “Alcançáveis” todos os pontos desenvolvidos de forma clara, objetiva e eficiente.

Para lhe ajudar vamos entender um pouco sobre cada uma dessas questões:

Propósito: O propósito está estreitamente relacionado com os objetivos da empresa, considerando fatores determinantes como o público e qual sentimento ou emoção, sentido queremos gerar nele. O propósito pode estar associado a um slogan ou frase de impacto na campanha.

Promessa: Nos mostra os fatores que nos levarão ao propósito. Algo concreto e objetivo, é aqui que estão esclarecidos o nicho, prazos, objetivos do produto ou serviço entre outros fatores.

Atributos: É um conjunto de fatores determinantes para reconhecimento da marca. Podemos dizer que são valores e/ou critérios que não mudam com as circunstâncias, são inegociáveis.

Os atributos também nos direcionam a compreender a linguagem, forma, publico símbolos e tudo o que está conectado com sua marca e que a torna humana e gera expectativa em seu publico.

Posicionamento: Está ligada a estratégia de alcance e como comunicar todos os pontos levantados e desenvolvidos desde a concepção da marca. Forma, linguagem, Canal e qual é o benefício que seu cliente terá ao comprar seu produto ou serviço.  O Posicionamento é um importante indicador sobre o sucesso de seu negócio.

Basicamente o Propósito nos mostra o “Pra Quê” nossa motivação, a Promessa o “Como” qual é o condutor do nosso propósito, os Atributos “O Que”  estamos levando ao nosso cliente, e o Posicionamento “Onde” queremos chegar e sermos conhecidos.

Respondida a todas essas perguntas você poderá partir para o desenvolvimento de uma marca forte, e dentro do processo criativo.

Uma marca precisa ser forte, comunicar ao cliente exatamente o que foi definido na etapa anterior. Fatores como ícones, símbolos, cores, palavras, slogan, tipografia é o processo criativo que torna visual tudo o que foi definido na etapa anterior.

Você sabia que sua marca tem uma voz? 😱 Simmmm!

No processo de Gestão de uma marca é necessário identificar qual é a voz que comunica tudo o que você está querendo transmitir. Uma voz suave e envolvente? Uma voz forte? Divertida? Tranquila? Ao definir a “pessoa” da sua marca, você poderá definir qual é a voz que comunica, qual o som da sua marca?

Após todos os passos de desenvolvimento e criação é necessário um planejamento efetivo de todos os pontos estratégicos onde sua marca será inserida, desde ambientes e publicações internas, imagens, layouts e estrutura física como também no mundo virtual, como será essa comunicação? Fatores como frequência, formato, linguagem são de extrema importância nessa gestão.

A partir de agora, é um caminho sem retorno, o alvo é o resultado, e todos os pontos chave e durante o percurso você deverá analisar dados e indicadores assim como os Fatores Críticos de sucessos de sua marca. Todos os contatos e envolvidos em sua marca farão parte de sua gestão, sejam contatos internos ou externos. Quando falamos de contato, estamos falando de “Contato com a Marca” Tudo que tiver contato com sua marca precisa ser gerido, medido e analisado, considerando todos os resultados obtidos.

Sendo assim toda estratégia de Branding estará sendo efetiva e trará grandes resultados ao seu negócio.

Escolha uma parceria de sucesso, uma agência que lhe ajudará durante todo esse processo para que você crie, desenvolva, estabeleça e gerencie uma marca forte no mercado.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Sugestão de leitura:
sobre

Nossa missão é ajudar empresas de pequeno a médio porte a usarem todo o seu potencial somado as ferramentas e possibilidades que o Marketing Digital oferece, buscando sempre potencializar a visibilidade da marca, crescimento e aumento nas vendas!

Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para se manter atualizado:

Ao preencher meu e-mail estou ciente das Política de Privacidade e Termos de Uso