PASSO A PASSO SIMPLES PARA CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Você teve uma ideia brilhante para abrir sua própria empresa. Sabendo que a oportunidade existe, basta começar a empreender, não é mesmo? Na verdade, ainda falta um pequeno detalhe nessa história que pode fazer toda a diferença nos resultados: criar um plano de negócios.

Esse documento é a orientação que faz toda a diferença para empreendedores de sucesso. Quer entender quais são os passos básicos para sua criação? Continue a leitura do material que preparamos!

POR QUE CRIAR UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Iniciar uma empresa do zero é algo complexo e qualquer pequeno erro pode causar perdas. Por isso, criar um plano de negócios deve ser o primeiro passo para qualquer empreendedor que decidiu se aventurar por esse caminho.

Ele serve de guia e orientação para cada etapa da jornada do empreendedor. Desde determinar os custos financeiros da empreitada, até os serviços e produtos oferecidos e parcerias. Quando tudo está bem delineado fica muito mais simples gerenciar uma empresa.

O passo a passo abaixo te ajudará a dar forma a esse plano da melhor maneira possível sem precisar debruçar-se por horas sobre livres de planejamento e administração.

1. ESCOLHA UM FORMATO DE PLANO

Não existe uma forma errada ou certa de criar um plano de negócios! Hoje em dia já é possível encontrar planos em todos os formatos, desde os mais tradicionais até os mais visuais, como o business model canvas. Ao fazer sua escolha o que importa é que ele seja o correto para você.

Os planos mais tradicionais costumam ser elaborados em forma de texto corrido. Ou seja, você inclui tópicos que devem ser abordados sobre o negócio e redige um texto de mais ou menos uma página sobre cada um. Ao final é importante elaborar um sumário e anexar junto ao projeto, você precisará consultar esse material novamente.

Quem escolher modelos mais visuais vai precisar de uma tela grande que pode ser dividida em módulos. Cada um deles possui títulos similares aos que usamos em planos tradicionais (e nesse artigo). Eles devem ser preenchidos em tópicos curtos e simples de ler e compreender para manter o aspecto mais visual dos modelos.

2. DESCREVA SEU NEGÓCIO

É claro que ao criar um plano de negócio você precisa descrever exatamente o que é sua empresa ou marca. Nessa etapa você deve ser o mais breve possível e incluir:

  • História da empresa;
  • Resumo dos produtos ou serviços oferecidos;
  • Recursos disponíveis;
  • O que faz seu negócio único.

É um resumo a respeito de tudo que será abordado mais detalhadamente ao longo do plano. Recomendamos que essa seja uma das primeiras partes escritas do seu plano de negócios, já que ela facilita a escrita dos restantes.

3. IDENTIFIQUE OPORTUNIDADES NO MERCADO

Para que sua empresa exista também deve existir uma necessidade no mercado a ser atendida. É exatamente essa dúvida que essa parte do plano responde. Portanto, para criar um plano de negócios ainda é necessário entender exatamente quais são as oportunidades relevantes para você.

Quem chegou nessa etapa precisa sair um pouco do escritório para avaliar o mercado. Uma boa pesquisa será capaz de indicar exatamente quais são as necessidades latentes que a concorrência ainda não resolveu ou que podem ser melhoradas.

4. DEFINA AS ATIVIDADES CHAVE

A não ser que a atividade principal do seu negócio seja vender e fazer de tudo um pouco, o ideal é ter atividades chave já decididas antes de começar. Isso está ligado às oportunidades que mencionamos no tópico anterior.

Enquanto no segundo passo a recomendação era ser breve, aqui é importante ser o mais descritivo possível. Você precisa entender o que é seu produto, como ele funciona e quais são seus benefícios para o consumidor.

Além disso, precisará descrever o ciclo de vida do produto ou serviço para criar um plano de negócios.

5. IDENTIFIQUE POTENCIAIS PARCEIROS

Ninguém sobrevive sozinho no mercado e você precisará de parceiros. Eles são seus fornecedores, compradores ou somente suporte para quando algo der errado. Além de saber que você precisará deles é importante já ter uma lista pronta no momento de criar um plano de negócios.

Os parceiros estratégicos também precisam lucrar com seu negócio, caso contrário acabarão desistindo de trabalhar com você. Inclua no plano exatamente como pretende trabalhar com parcerias e quais serão os benefícios para quem estiver disposto a ajudá-lo a crescer.

6. CRIE UM PLANO FINANCEIRO PARA O NEGÓCIO

Inicialmente um novo negócio é como uma máquina de comer dinheiro. Portanto, talvez você precise solicitar financiamento ou empréstimos de um banco ou organização financeira. Esse documento também fará parte do processo e precisa ser muito bem elaborado.

O plano financeiro consiste em uma descrição de como seu negócio alcançará a estabilidade e sucesso financeiro. Para isso, utilize dados de crescimento do mercado ou de outras empresas similares.

Quem já possui uma empresa, mas está reestruturando seu plano de negócios para conseguir crescer pode inclusive utilizar dados próprios. Balanços financeiros, por exemplo, são uma ótima maneira de convencer um possível investidor de que sua empresa é lucrativa.

7. CRIE UM PLANO DE MARKETING

Ao criar um plano de negócios não deixe o marketing de lado! Mesmo na fase embrionária de uma empresa você já deve ter em mente como e onde deseja divulgar. É claro que saber essas informações não envolve pura adivinhação.

Aproveite a pesquisa de mercado realizada no item 3 para avaliar seu público e concorrência. Onde eles estão anunciando? Está funcionando? Se a resposta foi sim você pode investir nas mesmas estratégias de divulgação contanto que sejam melhoradas!

Percebeu como criar um plano de negócios não é tão desafiador? Agora chegou o momento de sentar e fazer acontecer. Comece sua criação e logo você estará com uma empresa que cresce muito de maneira planejada.

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